Limpeza CIP

Limpeza CIP

Existem equipamentos de CIP (Cleaning in Place – Limpeza no local) e SIP (Sanitizing in Place – Sanitização no local) em praticamente todas as indústrias de alimentos e bebidas. Estes métodos são utilizados para a limpeza e desinfecção dos equipamentos de produção e enchimento, os quais são particularmente importantes para a durabilidade e segurança dos alimentos.

Também elevadas são as demandas da tecnologia usada, a segurança dos processos e com os bons padrões de higiene podem ser produzidos sempre. A ProMinent pode atender essas necessidades através de qualidade testada, fornecendo opções para otimizar custos e processos.

Medição e Controle online durante o ciclo CIP

O portifólio de produtos da ProMinent oferece sistemas de dosagem, sensores e unidades de controle para o pH, condutividade, cloro, dióxido de cloro, ozônio, clorito, bromo, flúor, oxigênio dissolvido, peróxido de hidrogênio e ácido peracético. Os valores medidos podem ser enviados para a unidade de controle CIP tanto diretamente como através de sistema bus. Adicionalmente, as unidades de controle poderão controlar as bombas dosadoras.

Dosagem de químicos

As bombas para a dosagem de químicos podem ser pré-montados em consolas feitas em aço inox ou em plástico resistentea químicos. As estruturas poderão incorporar também válvulas de contrapressão, amortecedores de pulso, manômetros, válvulas, sistemas de lavagem, etc. Para o pré-armazenamento dos químicos, são utilizados os nossos tanques plásticos de fabricação própria. Dependendo das necessidades, estão disponíveis tanques pequenos de parede simples ou grandes tanques com bacias de contenção de acordo com a norma WHG.

Desinfecção e Esterilização da Água de Enxágue com Dióxido de Cloro

Sem dúvida alguma, o dióxido de cloro está entre as soluções ótimas para esta aplicação. Depois do ozônio, o dióxido de cloro é o mais efetivo e o mais rápido meio de eliminar as bactérias. O dióxido de cloro pode ser fácil e rapidamente utilizado no enxágue e é permitida a sua utilização no tratamento da água potável sem qualquer risco de possíveis interações com a água do enxágue.

Para a desinfecção, normalmente é utilizada uma concentração de aproximadamente 1,5 a 2ppm. Para o enxágüe, é usada água com qualidade potável com menos de 0,2 ppm é necessário utilizar dióxido de cloro. Este processo é conseguido utilizando o conceito da ProMinent para a produção e distribuição do dióxido de cloro juntamente com as apropriadas unidades de controle, sondas e bombas dosadoras da ProMinent.

Print this page