Como ter segurança no funcionamento de uma bomba dosadora?
Da mesma forma que a gente se preocupa em ter um carro com Airbags e freios ABS, uma bomba dosadora também necessita de itens de segurança para garantir um funcionamento seguro. Para carro a gente já sabe o que precisa. Mas, e uma bomba dosadora, você sabe quais são os itens de segurança necessários? As bombas dosadoras da sua empresa operam em segurança?
Atualmente existe uma maior preocupação com o quesito segurança e as empresas se vêem pressionadas por normas e leis que exigem segurança dos operadores ao manusear equipamentos. Sendo assim, por que não investir na prevenção de acidentes e na economia com manutenções de bombas dosadoras?
E para isso precisamos nos atentar, principalmente, para as aplicações mais severas/críticas na qual a bomba trabalha em pressões ou vazões mais elevadas. Nesses casos, é importante:
Duplo diafragma: quando há a ruptura da 1ª membrana do diafragma, a 2ª membrana garante que o químico dosado não entre em contato com as partes internas da bomba dosadora;
Sensor de ruptura de diafragma: tem a função de indicar a ruptura do diafragma, existe modelos com indicação visual ou elétrico, é importante que a bomba não opere com o diafragma rompido para evitar que o químico dosado entre em contato com partes internas, garantindo que não haja danos aos mesmos.
Válvula de alívio incorporada ao cabeçote: tem a função de evitar que a pressão aumente caso haja um bloqueio na linha de descarga da bomba dosadora. Existe modelos que fazem a recirculação do químico dosado ou a recirculação do óleo hidráulico (se a bomba for ‘acionamento hidráulico’). A válvula de alívio incorporada ao cabeçote tem a função de proteger a bomba dosadora. Para a proteção da linha/instrumentos, é importante que seja instalada uma válvula de segurança externa.
A ProMinent investe no desenvolvimento de produtos com tecnologia para garantir a qualidade e a segurança do seu processo.
Produtos apropriados
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário