Boas notícias: Produzir papel-jornal de modo não nocivo ao meio ambiente
Todas as manhãs, em milhões de domicílios: o jornal diário chega ao seu destino. Isso requer diariamente uma grande quantidade de papel. O fabricante finlandês UPM coloca um valor especial no uso mínimo de recursos e produtos químicos na produção do seu papel-jornal.
A produção de papel requer sobretudo: água
A fábrica UPM na localidade de Schwedt em Brandenburgo, às margens do Rio Oder, produz anualmente 280.000 toneladas de papel-jornal. Uma das principais matérias-primas: água. Na produção de papel, mistura-se fibras de madeira ou de celulose com água, formando uma pasta muito líquida. Após uma longa drenagem sobra um não-tecido – o papel. Este processo requer muita água, que é limpa muitas vezes e reutilizada diretamente na produção. Durante a limpeza, os floculantes se ligam às substâncias em suspensão indesejadas na água, formando grandes flocos, que podem ser facilmente removidos por filtração. Antes que a água finalmente deixe a fábrica, ela é limpa biologicamente através de bactérias. Um antiespumante evita que se forme um tapete de espuma durante o sopro do ar necessário para este processo. A UPM de Schwedt, portanto, precisava de soluções para dosar também quantidades mínimas de produtos químicos nos dois passos de limpeza.
Dados de referência
- Fábrica de papel com uma produção anual de 280.000 toneladas de papel-jornal
- Tratamento de água interno para utilização múltipla: uso de floculantes
- Limpeza biológica no tratamento de efluentes: uso de antiespumantes
- A dosagem precisa e econômica evita custos e protege o meio ambiente
- Respectivamente, duas bombas dosadoras de membrana magnéticas delta® para floculantes e antiespumantes
Uma delta® para todos os casos
Desde o início da produção de papel em Schwedt, a UPM utiliza a tecnologia da ProMinent. A dosagem do floculante e do antiespumante é executada por respectivamente duas bombas dosadoras de membrana magnéticas delta®. Estes produtos químicos têm diferentes propriedades químicas e físicas, mas a delta® permite uma configuração flexível e, por isso, ela dosa com segurança e muita precisão em ambos os casos. Assim, a UPM garante que seja usada apenas a quantidade realmente necessária de produtos químicos – isso é bom para o meio ambiente e economiza custos de produção. Para a UPM, a elevada segurança é um grande ponto positivo, pois a qualidade impecável da água tratada e reutilizada contribui para a boa qualidade do papel.
Produção econômica, excelente qualidade
- Boa qualidade de papel graças a processos de produção sem problemas
- Processos de produção que economizam água
- A dosagem precisa economiza custos de produtos químicos e protege o meio ambiente
- O acionamento magnético praticamente sem desgaste contribui para a longa vida útil da bomba
- Excepcional suporte, excepcional serviço através da ProMinent
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário