Verde + Violeta = Branco? Somente se a dosagem estiver correta!
Para compensar o tom amarelado natural do papel adiciona-se corante à pasta de papel crua, para destacar os tons azuis. Somente assim se dá o brilho branco ao papel. E é claro que somente se a dosagem estiver correta.
Branqueamento sob condições difíceis
Em três sistemas impressionantes, a empresa finlandesa UPM pode produzir anualmente 790.000 toneladas de papel jornal na fábrica na cidade de Plattling na Baviera: as máquinas de papel têm um comprimento de até 150 m, a altura de uma casa de três andares, e o papel passa super rápido pelos cilindros de até 10,5 m de largura. Primeiramente, a suspensão de polpa de papel líquida é colocada na forma, depois prensada e secada. Finalmente, as tiras de papel pronto são enroladas. Somente então, será possível ver se os corantes verdes e violetas adicionados no início foram dosados corretamente. Este é o primeiro desafio na obtenção do tom branco correto. O segundo: os corantes estão em concentração tão alta, que é necessário adicionar somente 100–300 ml por hora, mas da forma mais contínua possível. Desafio número três: os recipientes de corantes estão a 5 m de distância das bombas, o local de dosagem cerca de 20 m.
Dados de referência
- Fabricante de papel UPM na cidade de Plattling na Baviera
- Dosagem de corantes na pasta de papel
- Adição mais contínua possível de 100–300 ml por hora
- Bomba dosadora de membrana magnética gamma/ L 1601 PVT2
- Medidor de fluxo DulcoFlow® DFMa
Dosagem extremamente precisa com monitoramento instalado
Há muito tempo a UPM, como também o construtor de máquinas austríaco encarregado do projeto, são clientes convictos da ProMinent – devido aos produtos de alta qualidade e ao excelente suporte no local. Também desta vez a ProMinent tinha produtos em seu programa que correspondiam perfeitamente aos requisitos. Assim, em 2013, foram instalados dois sistemas de dosagem com respectivamente 4 bombas dosadoras de membrana magnéticas gamma/ L e respectivamente 4 medidores de fluxo DulcoFlow® DFMa. Para uma adição uniforme de corante, a gamma/ L dosa das pequenas quantidades de tinta em muitos pequenos cursos de dosagem. O seu grande destaque é a conexão aos equipamentos DulcoFlow®, que diretamente acima da bomba, medem o volume dosado e o informam à unidade central de controle para o controle de processo. Ambos os sistemas de dosagem têm configuração redundante, assim apenas 2 bombas e medidores de fluxo estão em operação, enquanto as outras estão prontas para entrar em ação em caso de falha.
No lado certo com ótima qualidade
- Dosagem uniforme e segura
- Segurança de processo: a medição contínua possibilita a correção em tempo hábil
- Sem parada do sistema graças aos sistemas de dosagem redundantes
- Qualidade de papel melhor e constante
- O mínimo de refugo economiza dinheiro e aumenta a satisfação do cliente
Produtos utilizados - Verde + Violeta = Branco? Somente se a dosagem estiver correta!
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário