Corrosão por pitting e bloqueio por hidrato? Não, muito obrigado!
Antes da Península Arábica existe o chamado Campo Norte, uma das maiores reservas de gás natural do mundo. A extração de gás neste ambiente, a uma profundidade de água de cerca de 70 metros, requer qualidade e segurança.
Gás – e mais
Contudo: o gás no local de extração em questão tem um elevado teor de sulfeto de hidrogênio, o que pode produzir ácidos muito corrosivos que causam danos em tubulações – inclusive vazamentos – e elevados custos de falha. Por isso, adiciona-se inibidores de corrosão à mistura de gás cru, que reduzem o efeito agressivo. Porém, aqui o sulfeto de hidrogênio não era o único problema: sob determinadas circunstâncias, quando o gás entra em contato com a água, ele pode formar hidratos de gás – ou seja, ele se torna sólido e pode obstruir a tubulação. Isso é prevenido pelo metanol.
Dados de referência
- Extração de gás de cerca de 70 metros de profundidade do mar no Golfo Pérsico
- A composição do gás requer a adição de inibidores de corrosão e de metanol
- 180 bombas dosadoras de membrana hidráulicas Orlita Mh2S 35/8-8 dosam inibidores de corrosão
- 50 bombas dosadoras de membrana hidráulicas Orlita Mh2S 600/28-28 dosam metanol
- A dosagem extremamente precisa impede danos de alto custo
A ProMinent convence com desempenho e segurança operacional
Para a dosagem segura de inibidores de corrosão e de metanol, o operador necessitava de bombas dosadoras e decidiu-se pela ProMinent devido à sua performance e segurança operacional. Desde 2013 180 bombas dosadoras de membrana hidráulicas da série ORLITA® MH dosam inibidores de corrosão com até 2 x 12,1 l/h a 200 cursos por hora. Outras 50 bombas da série ORLITA® MH dosam metanol e podem prover até 2 x 130 l/h a 182 cursos por hora. Graças ao seu design especial, as bombas atingem a excepcional precisão de dosagem de ± 0,5% e trabalham com pouco desgaste. Ao mesmo tempo elas são especialmente seguras, pois a membrana dupla separa o fluido a ser dosado hermeticamente do ambiente – mesmo em caso de ruptura de uma camada da membrana.
Operação segura e econômica
- Previne falhas dispendiosas causadas pela corrosão ou formação de hidratos
- Elevada segurança: a membrana de metal separa o fluido do ambiente
- Precisão de dosagem ideal de ± 0,5%
- Operação com baixo índice de desgaste graças às peças em contato com o produto feitas em aço inoxidável e design hidráulico especial
- Montagem simples das cabeças de bombas sem ferramentas especiais
Produtos utilizados - Corrosão por pitting e bloqueio por hidrato? Não, muito obrigado!
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário