Separado com precisão: Remoção de óleo da água de drenagem na extração de petróleo
Em perfurações para extração de petróleo, ocorre a saída de água de drenagem dos lodos de perfuração. Esta água sempre está misturada com óleo e deve ter o teor de óleo removido antes de ser lançada no mar, para proteger de forma segura o ecossistema sensível.
Água de drenagem – (Óleo + Sólidos) = Água
A GEA Westfalia Separator Group construiu um sistema para a limpeza da água de drenagem em uma plataforma de petróleo da Transocean, a maior operadora de plataformas de petróleo do mundo. Este separa óleo e partículas sólidas – que normalmente também contém óleo – da água, em um processo de vários estágios. Depois disso, a água tem um teor de óleo de menos de 5 ppm, atendendo assim os valores limite de descarga exigidos pela Organização Marítima Internacional (IMO), que estão entre 5 e 15 ppm. Para aumentar as partículas sólidas, facilitando assim a sua separação, são utilizados polímeros como agentes floculantes auxiliares. Requisitos especiais na plataforma de perfuração: a estação de preparação de polímeros deve ser à prova de explosão.
Dados de referência
- Limpeza, em especial, a remoção de óleo da água de drenagem na plataforma de perfuração
- Estação de preparação de polímeros Ultromat ATF 1000 Ex
- Versão especial à prova de explosão
- Teor final de óleo abaixo de 5 ppm, abaixo dos valores limite da IMO
Limpeza em flocos, resultado excepcional
Graças às boas experiências no passado e por convicção o GEA Westfalia Separator Group optou novamente pela ProMinent, conforme relata com satisfação, Thomas Perschke, Head Business Line Oil & Gas. Contudo, o determinante para a decisão foi a estação de preparação de polímeros Ultromat ATF 1000 Ex da ProMinent, construída especialmente para a GEA Westfalia na versão desejada à prova de explosão. Em cada uma das três câmaras de aço inoxidável do Ultromat, dois agitadores processam 30 kg de pó por hora. Disto resultam 1000 litros de polímero, que são adicionados de hora em hora no sistema de remoção de óleo. Um separador separa substâncias sólidas e óleo, e após um último controle, a água – agora totalmente limpa – é lançada no mar.
Extra com proteção contra explosão para limpeza excelente
- Segurança operacional graças à fabricação especial à prova de explosão
- Cumprimento garantido e valores abaixo dos valores limite da IMO
- 1000 litros de polímero por hora, pronto para o uso
- Controle automático através do equipamento S7-313 da Siemens
Produtos utilizados - Separado com precisão: Remoção de óleo da água de drenagem na extração de petróleo
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário