Dosagem de produtos químicos: juntos, mas separados
Desde novembro de 2010 a plataforma de perfuração Gjøa extrai óleo e gás diante da costa norueguesa. Para isso, são necessários muitos produtos químicos no mar. O seu manuseio seguro é garantido por sistemas de dosagem prontos para a utilização da ProMinent.
Manuseio complexo de produtos químicos agressivos
A plataforma de perfuração flutuante encontra-se a cerca de 50 quilômetros da costa da Noruega no campo Gjøa. O que é extraído de 360 metros de profundidade do mar, ainda é uma mistura de óleo cru, gás e água. Para que tudo flua sem falhas e possa ser processado com eficiência, são necessários inúmeros produtos químicos. Eles impedem a corrosão, deposições e camadas nas tubulações, melhoram a fluidez e permitem a extração do óleo cru da mistura extraída. Estes aditivos são agressivos e tóxicos, e não podem entrar em contato entre si – existe o risco de reações químicas descontroladas! O manuseio é dificultado através das elevadas pressões e das grandes oscilações de temperatura neste ambiente. Na dosagem destas substâncias, também é necessária máxima segurança.
Dados de referência
- A extração offshore de petr«oleoóleo e gás utiliza inúmeros produtos químicos agressivos
- Por motivos de segurança, é obrigatória uma rigorosa separação dos produtos químicos
- Dois sistemas de dosagem com um total de 56 bombas dosadoras de membrana hidráulicas Orlita® MF e Orlita® MH
Orlita e offshore: parceria perfeita
O construtor de sistemas "PG Marine Group – Ing Per Gjerdrum AS", do norte da Noruega, especializado em bombas e sistemas de injeção offshore, foi incumbido de projetar e fabricar dois sistemas prontos para a utilização para a dosagem dos diversos produtos químicos para a plataforma de perfuração Gjøa. Sua parte principal: um total de 56 bombas dosadoras da ProMinent. Foram escolhidas bombas dosadoras de membrana hidráulicas da série Orlita® MF e Orlita® MH, que devido à sua construção robusta e praticamente imunes ao desgaste, estão predestinadas para as adversas condições offshore. Na plataforma Gjøa elas apresentam ainda outra vantagem: uma bomba aciona até três cabeças de bomba e assim ela dosa três diferentes produtos químicos, que permanecem rigorosamente separados entre si. A membrana dupla e a válvula de alívio integrada garantem uma operação segura. Assim, a precisão de dosagem com ± 0,5% é excepcional.
Uma bomba, muitos produtos químicos, segurança máxima
- Extração livre de falhas e processamento de petróleo e gás
- Operação segura através de produtos químicos separados com segurança
- Baixo dispêndio de manutenção graças à construção de baixo desgaste
- Estrutura enxuta do sistema: uma bomba aciona até três cabeças de bomba.
- Precisão de dosagem excepcional de ± 0,5%
- Versão de bomba conforme a norma API 675
Produtos utilizados - Dosagem de produtos químicos: juntos, mas separados
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário