Qualidade de água na central elétrica a gás: sempre a bomba certa
Há cerca de 100 anos o Rio Weser caracteriza a localidade industrial de Bremen com portos, estaleiros e siderúrgicas. Já há 50 anos é gerada energia através dos gases de escape da siderúrgica, agora surge ao lado uma moderna central elétrica combinada.
Qualidade da água na moderna central a gás
Em 2011 iniciou-se a construção da central elétrica de joint-venture na área industrial Mittelsbüren em Bremen. Lá, é queimado gás natural que aciona uma turbina a gás e uma turbina a vapor, por isso o nome de central elétrica combinada. Este gás natural não é ideal como combustível fóssil, mas este tipo de central elétrica é flexível e, graças ao seu duplo aproveitamento da energia, tem um grau de eficiência excepcional de 58% – e, por isso, com os seus 400 Megawatts, pode prestar uma contribuição para um fornecimento de energia com a emissão mais baixa de CO2. A central elétrica tem três circuitos de água: um para a geração de vapor e dois para circuitos de refrigeração, dos quais um é aberto e usa água do Rio Weser. Sistemas de dosagem abastecem estes circuitos com aditivos para garantir a qualidade de água definida, para a qual existem regulamentos especiais na Alemanha.
Dados de referência
- Garantia da qualidade da água em três circuitos: 2 x água de refrigeração, 1 x água de alimentação da caldeira
- Três estações de dosagem individualmente concebidas da ProMinent com tubos, tanques e técnica de medição e regulação
- Tipos de bomba utilizados: motobomba dosadora de membrana Sigma, bomba dosadora de membrana hidráulica Hydro, bomba dosadora de êmbolo Meta, bomba helicoidal excêntrica Spectra, bomba dosadora de membrana magnética delta®
- Possibilidade de operação manual via PLC ou operação automática via unidade de controle
Dezesseis bombas, três estações de dosagem, um objetivo
A empresa espanhola Grupo Cobra, parte do consórcio de construção, decidiu-se pelo fabricante alemão ProMinent: Este conhece muito bem todas as normas e sabe como aplicá-las com segurança. Assim, no outono de 2013 foram instaladas três estações de dosagem individualmente concebidas pela ProMinent, com um total de 16 bombas dosadoras de 5 diferentes séries, completas com tubos, tanques e técnica de medição e regulação. As estações dosam anticorrosivos, inibidores de incrustações na caldeira (especialmente no circuito de água de refrigeração aberto), hipoclorito de sódio para a desinfecção e amoníaco para o ajuste do pH.
Determinante para a escolha das bombas nas respectivas estações de dosagem, foram os dados operacionais, em especial a pressão de operação. O sistema pode ser controlado manualmente através de um comando com memória programável ou automaticamente através da unidade de controle.
Operação com segurança jurídica e conveniência total
- Cumprimento seguro de normas alemãs como TRD 611 ou diretrizes VGB
- Conforto para o cliente: planejamento individual e execução pronta para o uso, inclusive colocação em funcionamento e treinamento de operadores pela ProMinent
- Maior capacidade da central elétrica e vida útil mais longa dos sistemas instalados através da tecnologia ProMinent
- Diferentes tarefas de dosagem em uma estação de dosagem – e para cada tarefa a bomba dosadora certa da ProMinent
- Pessoa de contato para Cobra no local
Produtos utilizados - Qualidade de água na central elétrica a gás: sempre a bomba certa
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário