Tratamento de água de poço para a produção de etanol
A futura maior localidade de produção de etanol da Europa necessita de diferentes qualidades de água para vários processos. Este desafio é vencido por um sistema de tratamento pronto para a utilização com sistemas de osmose reversa e de descalcificação da ProMinent.
Do milho é produzido etanol
Em Dunaföldvár, ao sul da capital húngara Budapeste, a empresa
Pannonia Ethanol Zrt. atualmente processa cerca de 650.000 toneladas de milho por ano para a produção de até 280 milhões de litros de etanol. Após a fase de expansão em 2015, a empresa se tornará o maior fabricante de etanol europeu, com um volume de produção de até 450 milhões de litros de etanol.
Para a produção já existente, é necessário tratar diariamente 3.000 metros cúbicos de água de poço para a aplicação em diferentes processos: cerca de 60% são usados para processos de refrigeração, outros 20% para o processo de produção propriamente dito e 13% são necessários para a geração de vapor. Por este motivo, a Pannonia Ethanol planejou também a instalação de um sistema de tratamento de água pronto para a utilização durante a fase da nova construção em 2010, para poder gerar exatamente estas diferentes qualidades de água.
Dados de referência:
- Fornecimento de 60 m3/h de água natural de quatro poços (até 2014)
- Capacidade do sistema de tratamento de água: 3.000 m3 por dia (120 m3/h)
- Utilização da água tratada para processos de refrigeração, para o processo de produção e para a geração de vapor
- Uso de quatro filtros para a remoção de matérias ferrosas e de manganês, dois sistemas de osmose reversa Dulcosmose® para a dessalinização e um sistema de descalcificação DMEa Triplex para a redução dos graus de dureza da água de poço
Tratamento de água de ponta
Baseado na abrangente oferta da convincente solução pronta para a utilização, que também incluía a instalação e a colocação em funcionamento, bem como a manutenção e o serviço pós-venda, a ProMinent da Hungria recebeu o pedido para o projeto, depois de um processo de seleção de várias etapas.
O escopo de fornecimento para o pré-tratamento de água consiste nos seguintes componentes principais: quatro sistemas de dosagem completos com bombas dosadoras magnéticas gamma/ L para o manuseio dos produtos químicos para a desinfecção e pré-oxidação; quatro filtros para a remoção de matérias ferrosas e de manganês; um tanque de água de processo; dois sistemas de osmose reversa Dulcosmose® para a dessalinização; um sistema de descalcificação DMEa Triplex. O tratamento químico final para a produção de água de adição para o gerador de vapor, bem como de água para o circuito de refrigeração, ocorre com oito sistemas de dosagem que são equipados com bombas gamma/ L e que são combinados com estações de medição.
Fornecimento de água vinte e quatro horas por dia
O processamento de projeto, da apresentação da oferta até a colocação em funcionamento, durou cerca de dois meses. Desde 2011 o sistema de tratamento de água pronto para a utilização, instalado na Pannonia Ethanol, gera de forma confiável e segura a água necessária para os diferentes processos em uma qualidade constantemente elevada. O controle e o monitoramento de todo o sistema é totalmente automático e facilita consideravelmente a operação da produção de etanol. Além disso, baseado no contrato de manutenção, a ProMinent da Hungria garante uma disponibilidade completa e modo de funcionamento impecável do sistema durante vinte e quatro horas por dia.
Após a execução bem-sucedida do projeto na fase da nova construção, em 2014 a ProMinent também foi encarregada do tratamento de água para a fase de expansão para a utilização de dois poços adicionais. Aqui foram acrescidos outros quatro filtros e um sistema de osmose reversa, bem como o equipamento para aumentar a capacidade de descalcificação para até 25 m3/h e a capacidade total para o tratamento de água de 4.500 m3 por dia.
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário