Geração de biogás: Estrume com uso triplo
A maior planta de biogás da Suíça, próximo ao Lago de Lucerna (Vierwaldstättersee), converte chorume, estrume e vegetais em biogás desde 2008. Aqui até mesmo o resíduo da fermentação é valioso, pois ele é usado como adubo e água de processo após o tratamento.
Gestão de resíduos de outro tipo
A planta da SwissFarmerPower Inwil AG gera anualmente até 1,9 milhão de metros cúbicos de biogás. Este portador de energia renovável tem o charme de que até mesmo os seus resíduos podem ser aproveitados. O que sobra é "chorume de biogás", que inicialmente é separado em componentes líquidos e sólidos com floculantes. Os sólidos são apropriados para adubo, o líquido continua a ser depurado: primeiramente a ultrafiltração remove finas substâncias em suspensão, depois um sistema de osmose reversa trata a água. Para a preparação deste passo o ácido sulfúrico ajusta o pH e o anti-incrustante mantém a membrana de osmose reversa permeável. A água tratada pode, então, ser lançada no sistema de clarificação ou ser usada diretamente como água de processo ou de lavagem. O sistema para o tratamento de resíduos de fermentação foi fornecido pela empresa A3 Water Solutions GmbH de Gelsenkirchen – nele existe tecnologia ProMinent.
Dados de referência
- Planta de biogás em Inwil, Suíça: geração de quase 2 milhões de m³/ano de biogás de resíduo verde e biomassa da atividade pecuária
- Tratamento de resíduos de fermentação com floculação, filtração e osmose reversa
- Estação de preparação de polímeros: produção de floculantes para a separação de componentes líquidos e sólidos
- Bomba dosadora de membrana magnética gamma/ L: a dosagem de anti-incrustante impede cristais de sal na membrana de osmose reversa
- Motobomba dosadora de membrana Vario C: dosagem de ácido sulfúrico de 78% para o ajuste do pH
Do chorume de fermentação à água limpa
Por causa da cooperação técnica entre a A3 Water Solutions e a ProMinent, e dos resultados positivos de projetos anteriores, não foi difícil fazer a escolha. O floculante provem de uma estação de preparação de polímeros totalmente automática da ProMinent. Este sistema requer pouca manutenção e pode ser adaptado de forma flexível a alterações de concentração. Antes da osmose reversa uma bomba dosadora de membrana magnética gamma/ L dosa anti-incrustante, um produto que protege a membrana do sistema de osmose reversa contra deposições. Para reduzir o pH as motobombas dosadoras de membrana do tipo Vario C adicionam ácido sulfúrico de 78 porcento no líquido. Os produtos ProMinent escolhidos convencem através da sua operação simples e da operação econômica, graças à sua construção robusta e resistente a produtos químicos e a dosagem precisa.
Confortável processamento do projeto, resultado confiável
- Separação segura de sólidos, tratamento de água seguro
- Preparação totalmente automática de polímeros
- Proteção segura do sistema de osmose reversa
- Sistema fácil de utilizar e de baixa manutenção, operação econômica
- Serviço rápido no local
Produtos utilizados - Geração de biogás: Estrume com uso triplo
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário