Reciclagem de água inteligente com dióxido de cloro
Na indústria de laticínios Crailsheim-Dinkelsbühl a água de vapor é desinfetada com o sistema de dióxido de cloro e depois reutilizada no processo de produção. A boa notícia: considerável redução de consumo de água e dos custos operacionais.
Menos custos
A indústria de laticínios Crailsheim-Dinkelsbühl eG com seus 160 colaboradores processa anualmente cerca de 130.000 toneladas de leite, principalmente para a fabricação de deliciosos queijos. Contudo, o elevado consumo de água fresca para diversas aplicações como, por exemplo, a lavagem das centrífugas, sempre foi um fator de custos indesejável. Além disso, também o consumo de ácido peracético como desinfetante chegava a cerca de 800 litros por mês. Através da reutilização da água de vapor ocorrente no processo produtivo deve haver uma redução dos custos de água fresca e de efluentes, bem como dos custos para produtos químicos de desinfecção.
Dados de referência
- Processamento anual de 130.000 litros de leite para a produção de queijo
- Geração diária de 200.000 litros de vapor frio e quente
- Reutilização da água de vapor através da desinfecção por meio do sistema de dióxido de cloro
Dióxido de cloro puro
Para a desinfecção da água de vapor utiliza-se um sistema de dióxido de cloro BelloZon® CDLb
da ProMinent. O dióxido de cloro é um desinfetante extremamente eficaz que, além disso, estimula a degradação de biofilmes em tubulações. A partir dos produtos químicos diluídos, ácido nitroso e clorito de sódio, o sistema de dióxido de cloro gera uma solução padrão de até 1.000 ppm, que é armazenada temporariamente no tanque de provisão do módulo de alimentação.
A solução padrão preparada é transportada constantemente através de uma bomba de membrana de ar comprimido aos respectivos módulos de dosagem.
Por dia são gerados, em média, cerca de 200.000 litros de vapor frio e quente na indústria de laticínios, que são conduzidos separados entre si dos seus tanques de armazenamento por meio de bombas de transporte para o sistema de dosagem BelloZon® CDLb e submetidos ao dióxido de cloro. Os vapores assim tratados e microbiologicamente impecáveis são armazenados temporariamente em tanques e, em seguida, podem ser reutilizados, por exemplo, para as máquinas de lavagem de formas e para a lavagem intermediária na limpeza de tanques e tubulações.
Redução do consumo de água
Em comparação ao consumo anterior de ácido peracético, a demanda de produtos químicos da BelloZon® CDLb está em cerca de 250 litros por produto químico. Em um cálculo com os preços usuais para o ácido peracético e ácido/lixívia para o sistema de dióxido de cloro, resulta uma redução de custos de até 40%. Quase o mesmo acontece com o consumo de água fresca, que com a utilização completa dos vapores também chega a uma redução de até 40%. O investimento da indústria de laticínios Crailsheim-Dinkelsbühl em um moderno sistema de desinfecção foi totalmente vantajoso: dinheiro vivo em vez de somente queijo!
- Desinfecção segura de água de vapor com sistema de dióxido de cloro
- Reutilização efetiva dos vapores tratados para outras tarefas
- Redução dos custos de produtos químicos em 40%
- Redução do consumo de água fresca em 40%
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário