Tratamento de águas residuais: baixos níveis de nitrato por meio de dosagem precisa
Na região de Flandres, mais de 83% das águas residuais são tratadas por processos de última geração. O projeto tem um efeito positivo na qualidade da água do Schelde e do Mass e dá uma contribuição significativa para manter o Mar do Norte limpo.
A Aquafin, fundada pelo governo flamengo há cerca de 30 anos, desempenha um papel fundamental neste processo. Hoje a empresa é responsável por cerca de 323 estações de tratamento de águas residuais e de esgotos principais com uma extensão total de cerca de 6.648 km. As bombas dosadoras desempenham um papel importante no tratamento de águas residuais.
Uma das usinas de água em Flandres usa bombas peristálticas para medir FeCl3 para precipitação de fósforo ou fosfato e a adição de fontes de carbono (compostos C) para desnitrificação. Uma certa quantidade de compostos de carbono facilmente biodegradáveis é um pré-requisito para uma desnitrificação funcional. Se o processo de desnitrificação ocorrer apenas de forma limitada, ocorre um aumento da formação de nitrato, que deve ser evitado.
Anos atrás, o cliente usava bombas dosadoras de diafragma para dosar FeCl3 e PAC. Devido as altas pressões nesta instalação especifica, houve uma tendencia para superalimentação. Como uma bomba peristáltica é menos sensível a pré-pressões, a Aquafin testou bombas peristálticas convencionais. No entanto, eles não funcionaram como esperado. As bombas peristálticas com diâmetro interno muito pequeno entopem frequentemente devido a contaminação do meio/aditivos, além disso, as mangueiras tiveram apenas uma vida útil reduzida ou ocasionalmente estouraram. Por causa dessas experiências negativas, levou-se para novos estudos a usar novas bombas.
Dados de base
- Troca de mangueira simples e com orientações no menu
- Dosagem de químicos de 5,1 até 410 l/h com contrapressão até 8 bar
- Dosagem de meios/soluções de polímeros altamente viscosos, que contenham partículas
- Dosagem de fluidos fortemente desgaseificantes, abrasivos ou sensíveis ao corte
A Aquafin lançou uma licitação para 20 novas bombas para substituir o sistema de fonte de carbono. O fornecedor de água testou várias bombas com antecedência. Uma bomba peristáltica ProMinent também era uma opção: nossa bomba peristáltica DFYa. Foi testada na estação de tratamento de esgoto em Genk, na Bélgica. Os testes começaram em junho de 2020 e duraram cerca de 2 meses.
Nossa DFYa impressionou com seus benefícios
- A vazão nominal e real é exibida diretamente em formato digital no display. A vazão exibida corresponde exatamente a quantidade dosada e pode ser facilmente configurada e ajustada de acordo com a aplicação dada.
- A manutenção é muito fácil. A bomba tem um processo especial de troca de mangueira com suporte de software. Os usuários recebem instruções precisas sobre as etapas a serem concluídas por meio do display.
- Uma vez que a cabeçote da DFYa não está cheia com glicerina, não há necessidade de drenagem e enchimento demorados.
- A bomba pode ser conectada por meio de uma rosca externa e não por meio de um bico de mangueira, como é o caso das conexões convencionais. Isso permite que dutos rígidos sejam montados permanentemente.
- A dosagem é atualmente controlada pelo tempo com quantidades predefinidas. Como a bomba ProMinent também tem uma opção de controle de 4-20 mA, o operador estava considerando mudar da dosagem controlada pelo tempo para a dosagem controlada por mA no futuro.
- Outra vantagem da DFYa é sua grande faixa de dosagem de 5,1 a 410 l/h. Devido a esta versão da bomba é adequado para todas as vazões necessárias.
- Por último, mas não menos importante, a DFYa usa uma mangueira reforçada com tecido com um amplo diâmetro interno. Esse amplo diâmetro evita bloqueios. O reforço de tecido permite uma vida longa útil da mangueira.
Após a fase de teste, a empresa de abastecimento de água foi convencida pela a bomba peristáltica DFYa: desde o início dos testes em junho de 2020, tem medido de forma confiável, mesmo em tempos de altas temperaturas ambientes. Com um medidor de vazão adicional, foi possível comprovar que a bomba dosava a quantidade correta de 50 l/h de forma muito estável em todos os momentos - independentemente do nível do produto no tanque de armazenamento, o operador também confirmou isso. Ele também ficou impressionado com o baixo nível de ruído. Outra vantagem é que a bomba é adequada para todas condições de pressões e quantidades de dosagens (até 100 l/h) exigidas nesta planta, isso simplifica muito a manutenção de peças sobressalentes. Além disso, a bomba é de fácil manutenção, como não há glicerina no espaço da mangueira, a única peça de desgaste - a mangueira - pode ser trocada rapidamente com ajuda do display.
Como as rotações da bomba são muito lentas no volume necessário e devido para o reforço do tecido da mangueira os intervalos de manutenção da DFYa são muito longos.
A instalação e operação da DFYa também é fácil. Com ajuda do display e estrutura de menu fácil, o operador pode fazer adaptações em segundos.
A Aquafin não só estava muito satisfeita com a função e performance da DFYa, a boa cooperação e o apoio da equipe ProMinent Bélgica também foram convincentes. Foi feito um pedido de 20 bombas peristálticas DFYa. A ProMinent tem o prazer de ter a oportunidade de trabalhar com a Aquafin no futuro.
Produtos utilizados - Tratamento de águas residuais: baixos níveis de nitrato por meio de dosagem precisa
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário