Processo de ozônio otimizado para a eliminação de micropoluentes
Eficiente – Flexível – Com economia de espaço
A associação regional de águas residuais SIDEST está realizando pesquisas sobre a degradação de micropoluentes em uma estação de tratamento de águas residuais em Grevenmacher, no Luxemburgo. A ProMinent GmbH fornece suporte tecnológico com uma instalação de ozônio, que é usada como um estágio adicional de limpeza na estação de tratamento de águas residuais.
Degradação de diferentes micropoluentes
O desafio específico desse projeto-piloto está na composição da água residual a ser tratada. As águas residuais da região do Baixo Mosela, composta por seis municípios com cerca de 47.000 habitantes, são alimentadas para a estação de tratamento de águas residuais. No entanto, as águas residuais não são provenientes apenas de residências particulares, mas também de uma área industrial, de vinicultores regionais, de uma área de serviço de autoestrada e de um navio de passageiros. Assim, está contaminada orgânica e quimicamente. Especialmente durante a colheita da uva no outono, a água de lavagem e limpeza do processo de vinificação é alimentada para a estação de tratamento de águas residuais. Contém resíduos de agentes de limpeza e pesticidas, além de resíduos de medicamentos. Essas substâncias, conhecidas como micropoluentes, podem danificar os ecossistemas aquáticos mesmo nas menores concentrações. Dificilmente podem ser eliminados com a tecnologia convencional nas estações de tratamento de águas residuais. Esses resíduos de substâncias só podem ser completamente eliminados em um estágio de limpeza adicional. Nesse projeto, a entidade operadora da estação trabalhou com os especialistas da ProMinent para analisar a quantidade de ozônio necessária para eliminar os micropoluentes presentes. Foi prestada atenção especial à injeção de ozônio e aos tempos de reação.
Dados de base
- Projeto de pesquisa sobre a degradação de micropoluentes em águas residuais de composição e origem diferentes em um quarto estágio de tratamento
- Produção de 105 g de O 3 /h de oxigênio no ar ambiente, com uma instalação de ozônio altamente moderna
- Para expansão posterior: em combinação com várias bacias de contato, flexibilidade independente da carga devido aos módulos que podem ser ligados e desligados de forma redundante
Procedimento combinado em testes
Desde março de 2022, a associação regional de águas residuais SIDEST vem pesquisando a degradabilidade de micropoluentes como parte de um projeto piloto na estação de tratamento de águas residuais de Grevenmacher. A ProMinent GmbH, de Heidelberg, foi escolhida como parceira para o quarto estágio de purificação no tratamento de águas residuais, fornecendo uma instalação de ozônio altamente moderna para essa etapa do processo: Primeiro, os poluentes são oxidados em substâncias não problemáticas, por meio da ozonização. Além disso, outras substâncias são retidas no filtro de carvão ativado a jusante. A instalação de ozônio é uma instalação de pressão em que o oxigênio do gás operacional é alimentado sob pressão no gerador de ozônio e doseado sob pressão. O sistema de mistura com um misturador giratório especial garante uma entrada de ozônio eficiente e uma dissolução homogênea. Isso é fundamental para o sucesso do tratamento eficaz, com tempos de reação reduzidos.
Não apenas limpo, quatro vezes mais limpo
Os resultados em Grevenmacher mostram: O processo combinado de mistura eficiente e geração de ozônio com controle de demanda permite uma redução significativa no tempo de contato, de 20 a 30 minutos anteriormente para apenas 5 minutos, mantendo o mesmo desempenho de redução. Isso também reduz significativamente o tamanho necessário dos recipientes de contato de concreto e aço, o que, por sua vez, reduz os elevados custos de construção e a enorme necessidade de espaço.
Após o quarto tratamento, mais de 80% dos micropoluentes são removidos da água residual. São importantes outros dois pontos: Por um lado, a quantidade de ozônio também muda enormemente, devido à grande flutuação dos volumes de águas residuais e da carga de poluentes - a palavra-chave aqui é eficiência econômica na geração de ozônio. Graças ao seu design modular, a instalação de ozônio da ProMinent fornece a maior flexibilidade possível. Os módulos geradores de ozônio funcionam de forma independente e podem ser ligados ou desligados individualmente, dependendo da necessidade de ozônio. Isso permite que a quantidade de ozônio produzida seja adaptada às flutuações. Ao mesmo tempo, as potências dos módulos pode ser regulada, resultando em uma operação extremamente eficiente. Por outro lado, as águas residuais da área industrial contêm brometo. O tratamento com ozônio pode produzir bromato potencialmente prejudicial. No entanto, os resultados até o momento mostram que o bom controle da instalação de ozônio, em conjunto com o sistema de entrada de ozônio e a matriz de água existente, significam que a formação de bromato pode ser descurada, apesar das altas concentrações de brometo.
- A eficiência muito alta minimiza o consumo de energia
- Economia significativa de espaço de até 70% em comparação com sistemas convencionais
- Os módulos redundantes conectáveis e desconectáveis e garantem uma elevada segurança operacional
- Necessidade de oxigênio extremamente baixa devido à elevada concentração de até 15% em peso
- Instalações confiáveis e robustas, devido à reduzida carga dos componentes elétricos
- Operação simples e visualização do processo através de um colorido painel de tela tátil de 10"
"O fato de muito raramente precisarmos recorrer à ProMinent prova que eles são grandes parceiros. Os produtos funcionam sem falhas e de forma confiável e necessitam de muito pouca manutenção." « - Stephan Dück, mestre cervejeiro e sommelier de cerveja na cervejaria Welde
Produtos utilizados - Processo de ozônio otimizado para a eliminação de micropoluentes
Entre em contato conosco
ProMinent Brasil Ltda.
Fechar o formulário